Rastreamento de cargas: técnicas utilizadas e produtividade

Diante dessa realidade, é importante que gestores e responsáveis pela logística das empresas entendam como cada frete deve funcionar e analisem por completo o funcionamento da transportadora. Isso porque, o perfil dos brasileiros está mudando e o transporte de cargas também deve se atualizar.

Tendência é aumento de compras pela internet

Os hábitos de consumo dos brasileiros estão mudando e se tornando cada vez mais baseados na internet. Prova disso, são os números de um levantamento realizado pela Mastercard, que comprovam um aumento de 23% nas vendas por e-commerce em uma relação entre os dois últimos anos.

E para agradar esse público exigente, e que deseja entregas cada vez mais rápidas, as transportadoras estão mudando algumas de suas práticas e se adequando às novas tecnologias do mercado.

Afinal, soluções inovadoras não devem ser encaradas como um gasto, mas um investimento. E em muitos desses casos, o retorno costuma ser positivo, tanto do ponto de vista de clientes, como o retorno de capital financeiro.


Impactos do rastreamento de cargas pela transportadora

Uma transportadora que aplica processos tecnológicos e inovadores, possui um grande diferencial em relação aos concorrentes. E no mercado dos dias atuais, essa pode ser a diferença entre o sucesso e a ineficiência.

Nesse contexto, podemos citar que o rastreamento pela transportadora é um serviço que vai muito além de apenas proteger as mercadorias e evitar problemas durante o frete.


Otimizar velocidade do frete

Por meio da tecnologia do rastreamento de frete é possível reduzir diversos possíveis problemas que são naturais nas estradas. Ao gerenciar as informações, a ferramenta pode controlar alguns fatores, como a economia de combustível e um sistema de manutenção inteligente. 

Além disso, o rastreamento impede erros comuns, como caminhões que podem errar o caminho e atrasar a entrega de uma mercadoria. E é claro, entendendo a localização de um caminhão, será viável sugerir as melhores rotas e evitar congestionamentos e acidentes.


Operação individualizada para o cliente

Com um software de rastreamento, é possível oferecer ao cliente a localização e o tempo de espera para receber a sua entrega. Dessa forma, esse serviço individualizado e personalizado tende a agradar, fidelizar clientes e, consequentemente, potencializar o número de vendas.


Segurança ao caminhoneiro

O número de roubos e furtos de cargas em caminhões não para de crescer no Brasil. Para conter esses índices, as transportadoras estão cada vez mais recorrendo à tecnologia. E, por isso, estão surgindo cada vez mais inovações no mercado, capazes de realizar o monitoramento e o acompanhamento das cargas durante o trajeto.

Dentre esses, o rastreamento se destaca. Com uma central analisando o posicionamento de um caminhão, é possível evitar problemas e, se necessário, contatar de forma rápida e efetiva as autoridades.


Principais tecnologias utilizadas no rastreamento de cargas

Apesar de muito recente, as empresas que desejam contratar um sistema de rastreamento de cargas podem optar por diferentes opções. Por essa razão, é importante entender como cada um deles funciona, quais são suas vantagens e desvantagens.


Radiofrequência

Um dos mais utilizados do Brasil, o rastreamento por meio da radiofrequência consiste no uso de antenas de rádio para triangular os sinais e localizar o caminhão da forma mais precisa.

A principal vantagem desse sistema é sua abrangência, ou seja, é possível mapear o caminhão mesmo que ele esteja em um ambiente coberto e fechado.  Dessa forma, esse recurso é muito utilizado em fretes nas grandes cidades, que possuem túneis e galpões que inviabilizam o rastreamento por meio de outros métodos.


GPS

O rastreamento via GPS consiste na localização do veículo a partir de satélites que orbitam no espaço. Assim, com um receptor no caminhão, é possível alcançar o caminhão em qualquer lugar.

Esse mecanismo é muito utilizado por companhias destinadas ao rastreamento de carros, pois esse sistema funciona em todo território nacional de forma precisa e assertiva.


Telemetria

A telemetria é a opção mais moderna e proporciona uma ótima experiência às transportadoras. Com uma alta tecnologia envolvida, é possível evitar o roubo de carga com inovações que permitem a comunicação sem fio e precisa.

Outra característica positiva desse tipo de recurso é a possibilidade de analisar, além da localização, fatores como a velocidade do caminhão, o tráfego em regiões de risco, etc.

O rastreamento de cargas é uma ferramenta extremamente útil e que pode ser muito positiva para o transportador. Além de evitar alguns perigos na estrada, existe a possibilidade de coletar e analisar diversos dados e fatores que influem no desempenho do veículo.